domingo, 28 de junho de 2015

Pré-Socráticos: Escola Jônica - Anaximandro de Mileto

Aximandro, concidadão, discípulo e sucessor de Tales de Mileto, nasceu na Grécia em 610 a. C. e faleceu em 547 a. C.


Anaximandro de Milet foi Geógrafo, matemático, astrônomo e político que pertenceu a Escola Jônica. De sua vida praticamente nada se sabe. Em compensação, os relatos doxográficos nos dão conta de que escreveu um livro, intitulado "Sobre a Natureza", tido pelos gregos como a primeira obra filosófica no seu idioma. Infelizmente o livro se perdeu, restando-nos apenas fragmentos e notícias de filósofos e escritores posteriores.
 
 
Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, que poderia ser representado da seguinte maneira:
 
Anaximandro explicava que a roda girava e o Sol também, explicando o seu movimento em torno da Terra. De acordo com a sua teoria o Sol ao invés de pôr no horizonte, seria tampado por grandes elevações ao norte.
 
 
Também é atribuído a esse filósofo Pré-Socrático a introdução do uso do Gnômon, nada mais do que um relógio solar.
 
Ampliando a visão de Tales, foi o primeiro a formular o conceito de uma lei universal presidindo o processo cósmico total. Para ele o Universo era infinito. Acreditava que um infino número de mundos existiram antes do nosso, e após a sua existência se dissolveram na matéria primordial denominada por "a-peiron", criando novos mundos. Também fez medições de distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega).
Não acreditava na existência de nenhum Deus, para ele todos os ciclos, evolução e destruição eram devido a fenômenos naturais. Tudo o que nasce um dia vai morrer. Tudo que é quente um dia esfria. Tudo o que é grande pode ser quebrado em pedaços menores. Fogo pode ser combatido com água, e como resultado, fogo e água deixam de existir. Afirmava que o mundo é composto por contrários, e o tempo é o juiz permitindo ora a existência de um ou outro.
 
Fonte: Os Pensadores. Pré-Socráticos. Editora Nova Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário