domingo, 21 de junho de 2015

Pré-Socráticos: Escola Jônica

A Escola Jônica, surgida na Ásia Menor, localizada na cidade de Mileto, floresceu no século VI e V a. C. Era uma rota do comércio, tendo contato com diversos povos da antiguidade.


A Escola Jônica tinha como principais filósofos Tales de Mileto, Anaximandro, Anaximenes, Heráclito, Anáxagoras, Arquelau e Diógenes de Apolônia.
 
 
Os Jônicos foram que iniciaram a reflexão filosófica na Grécia. Essa escola é caracterizada por refletir a partir da observação da natureza. Ao contrário de antes, que explicavam tudo através dos mitos. Enxergavam o homem como parte ou elemento da natureza, não como centro de um problema específico.
Eles acreditavam que uma única substância constituía o ser e que seria a origem e o princípio de tudo. Daí o céu poderia ter sido originado de uma substância semelhante a da Terra. Pensavam que a vida teria sua origem na água, e que devido a constante evaporação a água dos oceanos secariam um dia.
Os Jônicos, tinham em seu modo de explicar a realidade natural a partir dela mesma sem nenhuma referência sobrenatural ou misterioso. Afirmavam que a união ou distinção entre matéria e espírito, ou a matéria animada por um espírito formando uma unidade inseparável.
Tales de Mileto é o fundador e inspirador da Escola Jônica, seguido pelos outros filósofos, seus discípulos. Cada filósofo pertencente a essa escola traçará uma linha de pensamento contribuindo ou até mesmo divergente.
 
Fonte: Os Pensadores. Pré-Socráticos. Editora Nova Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário